quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Autores Literários Negros





Durante muito tempo restringiu-se o estudo da Literatura apenas focando nos grandes “cânones”. Entretanto, hoje percebemos um “forte” movimento que se preocupa em valorizar e reconhecer escritores “anônimos” ou que vivem na “periferia” da crítica brasileira.
Quando pensamos em literatura afro-brasileira, a primeira idéia que nos vem à cabeça é que esta é uma literatura feita com o propósito de promover uma defesa e valorização da cultura negra do Brasil. Seja mostrando as religiões, as comidas, danças e cantos de um povo, seja denunciando o racismo e a violência contra a comunidade negra em nosso país.
Grande parte do material que foi ou é produzido no Brasil segue esta linha. Uma literatura competente de denúncia e valorização do negro, mas sem deixar de ser uma literatura convencional. Uma arte que ainda não conseguiu se desvencilhar da herança européia, principal denúncia feita pelo poeta e crítico Arnaldo Xavier em seus ensaios.
A trajetória da figuração dos negros dentro da literatura brasileira segue de alguma forma, o mesmo percurso dos negros dentro da própria história da formação de nossa sociedade. Durante um grande período da literatura brasileira são representados de forma estereotipada e destituídos de individualidades, como o “escravo fiel”, o “Pai João” ou a “mulata assanhada”, meros objetos na mão dos poderosos. Figurações que por muitos anos, mesmo depois de abolida a escravidão, permanecem sendo encontradas em diversas obras, ainda que com novos formatos.
Estas representações preconceituosas só existem, pois quem escreve, ou detém a voz, não é o negro e sim o branco, principal beneficiado pelo sistema escravista, e um cidadão brasileiro, ao contrário do negro que é apenas mercadoria. Presencia-se aí, portanto, uma visão distanciada da situação do negro, indiciando desta forma ideologias da estética branca dominante. Exemplos em nosso corpus literário não faltam. Desde a Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, que apresenta uma escrava nobre que a base de muito sofrimento e humilhação consegue vencer na vida por força de seu branqueamento, ou o belo mulato de olhos azuis do romance O Mulato, de Aluísio Azevedo
Um levantamento superficial na produção negra brasileira nos mostra o amplo predomínio da poesia e quase absoluta ausência de romances. Para Oswaldo de Camargo, isso se explica pela maior dificuldade que se tem para produzir um romance, que depende de ócio e tempo para pesquisa e reflexão, fatores estes que sempre foram negados ao negro.
Os autores afro-brasileiros que se destacam por manifestarem um maior apuro poético são Oswaldo de Camargo, Adão Ventura, Geni Guimarães, Éle Semog, Miriam Alves, Cuti, Oliveira Silveira, Ronald Augusto, Ricardo Aleixo, Edmilson de Almeida e Arnaldo Xavier, sendo este último o mais radical, ou transnegressor, termo que o próprio poeta criou para apresentar sua obra.

ATIVIDADE

1) Leia o texto e acesse o “site” abaixo.

http://www.quilombhoje.com.br

2) Explore o ambiente e ouça a declamação (áudio) de poesias de escritores negros. Em sequência, escolha algumas poesias e identifique a “temática”, “o contexto” e a “relação entre as mesmas”.

6 comentários:

  1. Todas falam da situação do negro no Brasil
    Jairo Luiz Azevedo

    ResponderExcluir
  2. os textos e os poemas tem amesma relacao fala sobre os negros que eram escraviszados no brasil infelismente ainda existe uma grande margem de preconceito contra os negros,nao so no brasil mais em varios pasis

    edna e diego.

    ResponderExcluir
  3. A RELAÇÃO DO TEXTO COM A MUSICA É FALAR SOBRE A CULTURA AFRO DESCENDENTE EX; O MODO DE VIVER

    ResponderExcluir
  4. este texto tem uma relaçao que fala dos negros contra o preconceito que vem geralmente dos brancos , este texto literario-negros foi muito interesante para mi.
    cristiane lima 1n11

    ResponderExcluir
  5. Os TEXTOs falam sobre os negros, que naquela epoca eles, sofreram muito os brancos escravizavam os negros.
    Cristina

    ResponderExcluir
  6. achei o texto muito entereçante...PARABENS...!!!.

    ResponderExcluir