quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Brincadeira de Loucura - Atividade


ATIVIDADE -

Depois de nossos primeiros contatos com a literatura e do debate que foi construído em torno do que venha a ser Literatura, desenvolva a seguinta atividade:


a)Quais dos textos a seguir são literários e quais não são literários? Identifique justificando sua resposta com elementos dos textos. As respostas devem ser postadas nos comentários devidademente identificadas.
b) Pesquise na Web dois exemplos (02) de textos literários e dois(02) exemplos de textos não literários.
http://www.jornaldepoesia.jor.br/
http://www.bol.uol.com.br/
1-) Os Sentimentos Humanos certo dia se reuniram para brincar. Depois que o Tédio bocejou três vezes porque a Indecisão não chegava a conclusão nenhuma e a Desconfiança estava tomando conta, a Loucura propôs que brincassem de esconde-esconde. A Curiosidade quis saber todos os detalhes do jogo, e a Intriga começou a cochichar com os outros que certamente alguém ali iria trapacear.
O Entusiasmo saltou de contentamento e convenceu a Dúvida e a Apatia , ainda sentadas num canto, a entrarem no jogo. A Verdade achou que isso de esconder não estava com nada, a Arrogância fez cara de desdém pois a idéia não tinha sido dela, e o Medo preferiu não se arriscar: “Ah, gente, vamos deixar tudo como está”, e como sempre perdeu a oportunidade de ser feliz.
A primeira a se esconder foi a Preguiça, deixando-se cair no chão atrás de uma pedra, ali mesmo onde estava. O Otimismo escondeu-se no arco-íris, e a Inveja se ocultou junto com a Hipocrisia, que sorrindo fingidamente atrás de uma árvore estava odiando tudo aquilo.
A Generosidade quase não conseguia se esconder porque era grande e ainda queria abrigar meio mundo, a Culpa ficou paralisada pois já estava mais do que escondida em si mesma, a Sensualidade se estendeu ao sol num lugar bonito e secreto para saborear o que a vida lhe oferecia, porque não era nem boba nem fingida, o Egoísmo achou um lugar perfeito onde não cabia mais ninguém.
A Mentira disse para a Inocência que ia se esconder no fundo do oceano, onde a inocente acabou afogada, a Paixão meteu-se na cratera de um vulcão ativo, e o Esquecimento já nem sabia o que estavam fazendo ali,
Depois de contar até 99 a Loucura começou a procurar. Achou um, achou outro, mas ao remexer num arbusto espesso ouviu um gemido: era o Amor, com os olhos furados pelos espinhos.
A Loucura o tomou pelo braço e seguiu com ele, espalhando beleza pelo mundo. Desde então o Amor é cego e a Loucura o acompanha.
Juntos fazem a vida valer a pena – mas isso não é coisa para os medrosos nem para os apáticos, que perdem a felicidade no matagal dos preconceitos, onde rosnam os deuses melancólicos da acomodação.

2-) A cidade se espalha e cresce, como paisagem de prédios e céu.
Inteira enquanto parte de si mesma, Natal é música de casas e paredes, torres e paisagem humana e bela.
Ruas ainda calmas, como se a cidade ainda não tivesse a malícia urbana, Natal é porto de sua própria chegada.
E se a amplidão do mundo a torna pequenina, Natal se deixa colher nas manhãs de todo dia. E cresce em silêncio e calma. Ainda. (autor desconhecido)


Acupuntura é usada como anestesia em cirurgias no Brasil

3-)Médicos brasileiros estão adotando a acupuntura para substituir a anestesia em algumas cirurgias, como as de hérnia inguinal (caroço perto da virilha), nódulos na tireoide e partos cesarianos e normais.

Ao contrário da anestesia tradicional (em que o paciente chega a perder temporariamente todos os sentidos), a analgesia com acupuntura tira a dor, mas mantém os outros sentidos ativos (como movimentos, pressão e calor).

A técnica é usada desde a década de 70, quando foram publicados os primeiros estudos chineses. Desde então, nenhum grande centro teve resultados publicados em revistas científicas internacionais.


4-)"Todos esses que aí estão atravancando meu caminho,
eles passarão...
eu passarinho!"
(Mario Quintana)

A Importância de se alimentar bem ...

5-) Comer é uma experiência que envolve o paladar, o aroma, o tato, a visão e é sem dúvida um dos grandes prazeres da vida. Embora fatores, tais como cultura e educação, presença de algumas disfunções, como o diabetes influenciem, inevitavelmente, os nossos julgamentos, as decisões a respeito da qualidade dos alimentos se apóiam grandemente em nossos cinco sentidos, além da nossa emoção.
As nossas primeiras impressões de um alimento são importantes porque um alimento só se torna Nutrição quando ingerido.
O ato de se desfrutar do alimento é cada vez mais reconhecido por sua contribuição para o bem-estar e a saúde.


Fontes:
  • http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/10/21/acupuntura-e-usada-como-anestesia-em-cirurgias-no-brasil.jhtm
  • http://www.jornaldepoesia.jor.br/quinta.html
  • http://coisasdejornal.blogspot.com/2006_02_26_archive.html
  • http://www.corpoativo.com.br/nutricao.htm


7 comentários:

  1. 1--literário;
    2-literário;
    3-não literário;
    4-literário;
    5-não literário;

    Alunas:Edna e Narayana
    Série 1n11

    ResponderExcluir
  2. 1- literario; 2-literario; 3-não literario; 4-literario; 5- não literario

    Aluna Gleidiane - 1n11

    ResponderExcluir
  3. 1- literario; 2-não literario; 3- literario; 4- literario; 5- não literario
    Aluna - Cristina 1n11

    ResponderExcluir
  4. o primeiro e o segundo texto sao literarios,e o terceiro texto é nao literario,o quarto texto é literario o quinto é literario.

    ResponderExcluir
  5. 1- literario
    2- literario
    3- não literario
    4- literario
    5-não literario

    ResponderExcluir
  6. 1- literario, 2- literario, 3- não literario, 4- literario, 5-literario

    Aluna Cristiane 1n11

    ResponderExcluir
  7. l literario
    2nao literario
    3literario

    4nao literario
    5liiterario

    ResponderExcluir